O que é Saúde Energética e como cultivá-la?

Saúde Energética

O que é saúde energética?

Há mais de 5.000 anos os canais energéticos foram descritos pelos Indianos e Chineses, povos milenares que viviam de forma muito próxima à Natureza e desenvolveram suas filosofias de vida através dessa observação do ser humano, como parte simbiótica da Natureza e do próprio Cosmos.

Praticando exercícios como o Yoga e o Qi Gong, foram percebendo esta energia vital que está em movimento em nosso corpo e dá vida ao cosmos. Os chineses chamam de Qi e os Indianos chamam de Prana, essa energia vital que anima tudo que está vivo, dessa forma foram grafando suas experiências, que compõem o corpus de conhecimento que originou ciências como Matemática, Física, Astrologia, Filosofia, Artes e Medicina.

As Medicinas tradicionais Ayurvédica e Chinesa são descritas com base na análise e tratamento do Sistema Energético, que faz a interface entre a saúde espiritual ou consciencial, emocional e física, um sistema que ainda não é ensinado nas escolas de saúde formais no ocidente, mas que vem despertando interesse de muitos profissionais que buscam construir a ponte entre os conhecimentos ancestrais e contemporâneos.

Saúde energética nos dias de hoje:

Hoje, é possível entender esses conceitos milenares sem misticismos ou gurulatrias, aproveitando essa sabedoria para a evolução grupal, admitindo-se que enquanto consciências, não somos apenas um corpo físico e orgânico, mas nos manifestamos com nossos pensamentos e sentimentos, os pensenes e nossa vida é reflexo dessas escolhas advindas da nossa consciência a partir do discernimento, o que reverbera para nosso corpo e para o meio onde vivemos. Isso é realidade quando entendemos o corpo energético que chamamos de energossoma.

O energossoma faz interface entre o corpo físico e o corpo emocional + mental (holossoma), tem estruturas materiais que estão no corpo físico (soma) e estruturas imateriais que não são visíveis, mas podem ser sentidas pela porção imaterial que está em nosso biocampo energético ou psicosfera, percepções codificadas por órgãos imateriais que são os chácras.

Estudos sobre Saúde Energética:

Estudos recentes corroboram com os conceitos das medicinas tradicionais sobre os canais energéticos, como por exemplo a pesquisa de patologistas da Universidade de Nova York publicada na Scientific Report em 2018, que anuncia a descoberta de um dos maiores órgãos do corpo humano e que reúne em torno de 20% do líquido corpóreo, o interstício celular.

Este espaço formado por feixes de colágeno entre as células, repleto de líquidos substratos do metabolismo orgânico, juntamente com os hormônios que recebem influência das percepções emocionais, modula a comunicação celular. Funciona como um rio em movimento dentro do corpo e os bloqueios causados pela alteração desse fluxo e a qualidade desse líquido, desencadeiam os problemas que chamamos de doenças. Segundo o pesquisador brasileiro Ismael Pinheiro, autor do livro intitulado O Interstício Celular “ muitas doenças conhecidas hoje, no futuro serão reconhecidas como doenças do interstício celular. ”

Foi buscando entender a anatomofisiologia dessa estrutura que médicos contemporâneos foram instigados a estudar os conceitos de energia das medicinas tradicionais. Viram cientificidade nos conceitos sobre os canais energéticos e a energia material Yin e imaterial Yang, admitindo a importância desses canais, foram incluindo tratamentos das Medicinas Tradicionais na Medicina Contemporânea, surgindo assim os tratamentos de saúde integrativos.

Esta abordagem integrativa inclui o próprio indivíduo no processo, um convite para o autoconhecimento e autonomia, através de comportamentos mais conscientes em busca do equilíbrio.

Como cultivar saúde energética?

Todos sabemos da importância de uma alimentação saudável, da atividade física, do equilíbrio entre trabalho e descanso, o que falta para a população na sua grande maioria, são atitudes coerentes com as teorias o que chamamos de teática e principalmente, propósitos cosmoéticos de vida. Intenções éticas em nossas escolhas cada vez menos egoicas que nos induzem à coerência, desde a escolha do que se coloca no prato, até que tipo de projeto se disponibiliza energia para fazer acontecer no mundo, vendo o cosmos como nossa casa e todos nós, os seres vivos, como parte importante desse ecossistema.

Praticando o Estado vibracional (EV), é possível movimentar conscientemente essas energias em meu holossoma e aprender a dominar este processo mantendo um fluxo saudável, podendo inclusive desenvolver técnicas assistenciais com as energias.

Estamos vivenciando os desafios da evolução numa experiência energética material e imaterial, ou seja, multidimensional, cabe a nós escolher passar pela experiência como pacientes ou como estudantes em busca de aprendizados. O abertismo para novas ideias ajuda a entender capacidades ainda inutilizadas, capacidades essas, que motivam nossa busca por autoconhecimento e nos leva ao entendimento da interassistência, onde percorremos um caminho de autocura e ajudamos as consciências intrafísicas e extrafísicas encontrarem seus próprios caminhos, com resultados grupais evolutivos.

Autora
Ana Paula do Prado

Ana Paula Prado

Graduada em Enfermagem, pós graduada em Acupuntura Tradicional Chinesa, formação em Qi Gong - linhagem Xiantianwujimen e Ozonioterapia.
Atua como voluntária da Instituição Conscienciocêntrica ECTOLAB desde 2015 e é docente de conscienciologia desde 2016.

Referências Bibliográficas

- Pinheiro Junior, Ismael. Interstício Celular: Onde a Medicina Chinesa e a Medicina Ocidental se Encontram, 2020.
- Petros C. Benias et al, Structure and Distribution of an Unrecognized Interstitium in Human Tissues, Scientific Reports, 2018.
- Ninivaggi, Frank. Saúde Integral com Medicina Ayurvédica: Guia Completo para Ocidentais da mais Tradicional Escola de medicina Indiana, 2015.
- Sionneau, Philippe. A Essência da Medicina Chinesa: Retorno às Origens, 2014.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. 
Insira seu melhor e-mail abaixo:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Publicações Recentes