Palavra Terapêutica

Palavra Terapêutica

 

A palavra terapêutica é aquela palavra empregada de forma sábia e precisa, capaz de desencadear no interlocutor uma viragem para melhor do seu padrão de pensamentos, sentimentos e energias, em decorrência de promover esclarecimento de aspectos ligados aos conflitos intraconscienciais, ou seja, aqueles que ocorrem no âmago de cada pessoa ou consciência.

A Conscienciologia, ciência que estuda a consciência, ou seja, o princípio inteligente que somos nós, aponta para a importância da comunicação sadia, oportuna, edificante e condutora das pessoas para o esclarecimento através do diálogo fraterno com os demais.

A palavra terapêutica é aquela capaz de iluminar, curar e até evitar atos que poderiam redundar em consequências lastimáveis para a consciência incauta, imprudente ou desavisada. A palavra terapêutica pode ser definida pela TArefa do ESclarecimento, na nomenclatura conscienciológica denominada TARES, aquela que esclarece e gera efeitos transformadores no ouvinte.

Nossa evolução ocorre basicamente através da interação com as demais pessoas ou consciências, onde a interlocução proporciona importante oportunidade de aprendizado, de compreensão e, sobretudo de assistência daqueles que evoluem juntos conosco, sejam nossos familiares, nossos companheiros de trabalho e todos aqueles com quem interagimos no dia a dia.

Cada consciência é uma realidade única no universo, com suas singularidades, crenças pessoais, valores, capacidade intelectiva. A singularidade evidencia a importância do investimento na comunicação de via dupla, ou seja, quando falamos e também ouvimos a palavra do outro, compartilhando experiências e aprendendo com o interlocutor.

Aquele que enxerga mais longe evolutivamente desenvolve senso de fraternidade ao escutar a outra pessoa nos seus conflitos íntimos e de crises e colaborar com suas vivências, esclarecendo de modo autêntico, otimista, sem censura e, sobretudo, informando e não doutrinando.

A tares, quando bem empregada, é capaz de desencadear crise de crescimento no outro, promovendo movimento salutar de saída da condição de vítima para a condição da autossuperação. Dentre as técnicas propostas pela Conscienciologia está a ‘escuta assistencial’, na qual o interlocutor é acolhido, esclarecido e encaminhado, sempre de modo lúcio e respeitando seu nível evolutivo consciencial.

Autor
Professor Carlos

Carlos de Oliveira

Carlos José de Oliveira é Médico Veterinário e professor do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).

Compartilhe
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. Insira seu melhor e-mail abaixo:

Publicações Recentes