O que significa Tenepes?

O que é Tenepes?

Tenepes é a sigla de uma técnica – Tarefa Energética Pessoal – praticada idealmente todos os dias para o resto da vida intrafísica do tenepessista. Sua raiz é extrafísica e ela é aplicada quando estamos em corpo físico, aqui no planeta Terra.

Seu primeiro registro está no livro 700 Experimentos da Conscienciologia, escrito em 1966 por Waldo Vieira

Como a Tenepes é praticada?

O tenepessista fica isolado individualmente, em local escuro, sem a presença de plantas, animais ou outros humanos e disponibiliza suas energias. 

A assistência é feita pelos amparadores extrafísicos – seres com maior visão de conjunto – utilizando as energias densas do praticante, durante 50 minutos diários.

É uma técnica assistencial, mas, veja que interessante, o praticante, ou tenepessista, é o primeiro a ser atendido! Essa condição é chamada interassistencialidade, ou seja, o praticante assiste às consciex e conscins projetadas enfermas ou com problemas pessoais e ao mesmo tempo ele é assistido.

Ressalta-se uma importante questão tratada no livro escrito sobre o tema:

A tenepes exige do praticante não pensar mal de ninguém
(VIEIRA, 1995, p. 19)


Qual a diferença entre a tenepes e as práticas de doação de energias presentes em todas as culturas humanas?

A doação de energias conscienciais é milenar e sempre existiu em todas as culturas humanas de diferentes formas. Foi e ainda é chamada passe, benzimento, energização, dentre outros.

Entre indígenas, os pajés, ou xamãs, foram e ainda são doadores de energias para cura. As benzedeiras são mulheres que fazem uso das suas energias para ajudar outras pessoas. E há técnicas recentes como o Reike e outras que são também voltadas para a cura.

Em comum, tanto a tenepes quanto as inúmeras práticas de doação de energias para cura é que elas são assistenciais, atendem ao próximo.

A diferença que caracteriza a técnica da tenepes é que ela é praticada de forma anônima, com o praticante isolado em local seguro, sem testemunhas visuais ou auditivas, com a presença do amparador de função.


Atividades IC Tenepes

Se você quiser conhecer mais sobre tenepes, acesse:
– No 2º e 4º sábados de cada mês, das 15h às 16h30 no
Youtube ou no Facebook um debate aberto chamado Diálogos Tenepessológicos.

– Outra sugestão são as lives realizadas no 1º e 3º domingo de cada mês, no Youtube.

– Além dessas opções gratuitas há eventos anuais realizados sempre no último mês de cada ano que são a Semana Tenepessológica e o Fórum da Tenepes e uma variedade de cursos sempre divulgados aqui no site do CEAEC e em nossas redes sociais.


Se você gostou desse texto deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas e reflexões. Nós, autoras, somos voluntárias na IC Tenepes e será muito bom conversarmos!

Autoras

Marina Vinha

Conheceu a Conscienciologia em 1994, voluntariou no IIPC e a partir de 2019 voluntaria na IC Tenepes e na Revista Interparadigmas.

Aparecida Amélia

Conheceu a Conscienciologia em 1991, voluntariou nas IC - IIPC, CEAEC e IC TENEPES, desde 2017 voluntaria na IC Tenepes e é docente desde 2020.

Referências Bibliográficas
  • Vieira, Waldo. Manual da Tenepes: tarefa energética pessoal. IIPC/RJ, 1996.
  • Shneider, João Ricardo. História do Parapsiquismo. Editares, 2019.
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. 
Insira seu melhor e-mail abaixo:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Publicações Recentes