I Congresso Internacional de Autoexperimentologia
O I Congresso Internacional de Autoexperimentologia é um evento dedicado ao relato e debate das autopesquisas relacionadas ao laboratório Acoplamentarium. Sua primeira edição acontecerá entre os dias 17 a 19 de novembro de 2023.
Esse evento foi idealizado pelo prof. Waldo Vieira, propositor da ciência Conscienciologia e também do laboratório Acoplamentarium, que, na realização das primeiras turmas do curso expressou os benefícios para os autoexperimentadores e para o desenvolvimento da Autoexperimentologia.
O Acoplamentarium é um laboratório grupal e multidimensional, assentado nas premissas do paradigma consciencial, tecnicamente preparado para potencializar e dinamizar o desenvolvimento do parapsiquismo e dos atributos conscienciais, a partir do uso da técnica do acoplamento energético (Vieira, 2003).
Nesse laboratório acontecem dois tipos de atividades: as dinâmicas parapsíquicas e o curso Acoplamentarium.
As dinâmicas parapsíquicas são atividades grupais, realizadas sempre no mesmo horário e local semanalmente, com o objetivo de desenvolver o parapsiquismo, a bioenergética, o epicentrismo consciencial, o auto e heterodesassédio e a interassistencialidade multidimensional teática; dirigida por epicons, conta com o apoio de monitoria intrafísica (Gonçalves & Salles, 2011, p. 47). Maiores detalhes acerca das dinâmicas parapsíquicas podem ser conferidos no artigo: Dinâmicas Parapsíquicas, disponível em:
https://campusceaec.org/dinamicas-parapsiquicas/.
Por sua vez, o curso Acoplamentarium é realizado em 3 dias (quando condensado é realizado em 2 dias), divididos em: orientações, campos de acoplamento energético e debates acerca dos experimentos realizados no laboratório durante os campos. Os professores do curso são os epicentros conscienciais (epicons) do conselho de epicons da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Seus principais objetivos são: ampliar as parapercepções, desenvolver a autodefesa energética, desenvolver os atributos conscienciais, viabilizar a clarividência facial, autoavaliar do autoparapsiquismo, promover o desassédio pessoal e grupal consciente e propiciar a autoconsciência energossomática (Nonato, Alexandre et. al., 2015). Mais detalhes acerca do curso podem ser conferidos no artigo: Acoplamentarium: Laboratório Grupal Multidimensional, disponível em:
https://campusceaec.org/acoplamentarium-laboratorio-grupal-multidimensional/.
Apesar de serem utilizadas diferentes técnicas no laboratório Acoplamentarium, a principal é o acoplamento energético, ou seja, da interfusão e junção temporária das energias de duas ou mais consciências. Essa técnica permite a formação de campo intenso de energia entre duas ou mais consciências e predispõe a vivência de fenômenos parapsíquicos, a exemplo da clariaudiência, clarividência, telepatia, precognição, retrocognição e outros fenômenos (Meselira, 2022).
Os relatos acerca dos fenômenos parapsíquicos experimentados no laboratório são muito ricos e seus benefícios vão desde o desenvolvimento parapsíquico até a reciclagem intraconsciencial.
Alguns participantes relatam insights que, isolados ou relacionados a outros fenômenos, como a clarividência, permitem a reflexão ou verificação de informação já pesquisada. Ilustra bem esse caso um participante que estuda uma retrovida na monarquia, porém não tem ideia de período histórico ou região geográfica e, no acoplamento, ele, o epicon ou os participantes relatam clarividência de personalidade com traje típico, por meio do qual se pode identificar a época e o local relacionados. O participante sai do curso com a informação mais precisa para continuar sua pesquisa de possível retrovida.
A clarividência é um fenômeno muito almejado devido à comprobabilidade do fenômeno por meio da visão ou paravisão. Mas, em muitos outros casos, o participante, por meio da parapercepção impressiva, identifica objetivamente a presença de determinada consciex, junto, contígua, no holopensene intrafísico, no estado da vigília física ordinária, o que demonstra de maneira confiável, indubitável, o fenômeno (Vieira, 2014).
No âmbito da autopesquisa consciencial, o laboratório Acoplamentarium catalisa insights ou inspirações para tomada de decisões. Muitas vezes, o participante sai do campo do laboratório resoluto em relação a decisões de vida importantes, que podem mudar o rumo de sua programação existencial (proéxis).
A repetição dos experimentos vale ser observada. A realização de vários cursos Acoplamentarium pelo participante possibilita, segundo Meselira (2022): identificação de talentos e habilidades holossomáticos, às vezes até ignorados, autoconscientização quanto ao emprego das energias no cotidiano, melhoria do condicionamento energossomático, potencialização e agilização do desenvolvimento parapsíquico e a realização de interassistência.
O I Congresso Internacional de Autoexperimentologia objetiva apresentar os relatos dessa diversidade de experimentos, valorizando desde a experiência mais simples do autopesquisador no seu gradual desenvolvimento do parapsiquismo até as experiências mais marcantes e impactantes.
A lista dos temas relacionados à Autoexperimentologia contemplados na chamada de trabalhos é grande, o que favorece ao autor o relato de diferentes experiências ocorridas no laboratório Acoplamentarium. Além disso, a equipe organizadora do evento sugere uma rede de apoio ao pesquisador menos experiente ou mesmo o mais experiente que precisar de suporte para sua redação. A equipe se disponibiliza para qualquer esclarecimento e espera receber muitos artigos para a avaliação.
Para mais informações, entre em contato através do telefone (45) 99104-7905 ou acesse o site https://campusceaec.org/acoplamentarium.
Referências:
Gonçalves, Moacir; & Salles, Rosemary; Dinâmicas Parapsíquicas: Desenvolvimento do Parapsiquismo na Prática; Editares; Foz do Iguaçu; 2011.
Meselira, Valdirene; Acoplamentarium: Laboratório Grupal Multidimensional. Disponível em: https://campusceaec.org/acoplamentarium-laboratorio-grupal-multidimensional/; 2022.
Nonato, Alexandre; et. al. Acoplamento Energético: Qualificando as Interações Energéticas com Pessoas e Ambientes no Dia a Dia; Editares; Foz do Iguaçu; 2015.
Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; Editares; Foz do Iguaçu; 2014.
Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; CEAEC; Foz do Iguaçu; 2003.
Zolet, Lilian; & Buononato, Flávio; Manual do Acoplamentarium; Editares; Foz do Iguaçu; 2012.
Zolet, Lilian; & Kunz, Guilherme; Acoplamentarium Primeira Década: O Primeiro Laboratório Grupal do Planeta para o Desenvolvimento do Parapsiquismo; Editares; Foz do Iguaçu; 2013.

Nazaré Oliveira
Psicóloga. Doutora em psicologia. Especialista em Terapia Focada na Compaixão e Terapia Cognitivo-Comportamental. Docente da Conscienciologia desde 1997 e desde 2007 é voluntária do Campus CEAEC.