Especialidades da Conscienciologia

Especialidades da Conscienciologia

A Conscienciologia é a ciência que estuda a consciência de maneira multidisciplinar, abordando, dentre outros assuntos, as múltiplas dimensões, os múltiplos corpos de manifestação, as bioenergias e as múltiplas vidas. 

Ao estudar a Conscienciologia o pesquisador se depara com diferentes especialidades, cada uma abordando um ângulo diferente do estudo da consciência e é por meio destas que essa neociência, proposta pelo médico e odontólogo Waldo Vieira, se desenvolve.

Mas o que é uma especialidade conscienciológica?

Quando uma pessoa entende muito sobre determinado assunto ou se dedica a estudar e aprofundar certa área do conhecimento, diz-se que o indivíduo é um especialista (expert, profissional, perito ou técnico) naquele tema.

Na ciência Conscienciologia cada especialidade aborda aspecto único do estudo da consciência, assim compreende-se o todo utilizando os recortes dessas especialidades.

Podem-se citar os seguintes exemplos: se a pessoa deseja entender mais sobre sua proéxis (programação existencial), existe a possibilidade de procurar material de estudo na especialidade Proexologia; se quer pesquisar sobre projeção consciente, pode procurar por temas de pesquisa na especialidade Projeciologia; da mesma forma, se a pessoa procura ampliar seu conhecimento sobre autopesquisa, existe a possibilidade de se especializar em Autopesquisologia, e assim por diante.

Cada especialidade possui suas próprias ferramentas de pesquisa, assim como metodologias diferenciadas e técnicas de autopesquisa singulares.

Quais são as especialidades da Conscienciologia?

A lista atualizada das especialidades da Conscienciologia encontra-se no site do ICGE (2021) e até o momento foram elencados mais de 4.500 registros. 

A listagem faz parte do projeto liderado pelo CINEO (Conselho Internacional de Neologística e Terminologia da Conscienciologia). É desenvolvido desde o ano de 2014 e conta com equipe especializada, com sede no Holociclo, denominada Projeto do Dicionário das Especialidades da Conscienciologia e Disciplinas Correlatas (DEC).

De que maneira pode-se descobrir a especialidade conscienciológica pessoal?

Conforme citado por Magalhães (2020, p. 4), existem 3 níveis de assunção da especialidade conscienciológica:

Assunção inicial da especialidade conscienciológica = a identificação dos indícios pessoais de traços e atributos afins a determinada disciplina;

Assunção intermediária do especialismo conscienciológico = o posicionamento diante de tarefas ou lideranças mais significativas dentro de certa disciplina;

Assunção avançada de determinada disciplina conscienciológica = a admissão da autorresponsabilidade quanto ao desenvolvimento de gescons tarísticas visando a ampliação e aprofundamento das ideias de alguma disciplina neoparadigmática.

Na assunção inicial, o levantamento de traços pessoais (talentos, aptidões e capacidades) é o primeiro passo para adentrar ao campo da pesquisa de si mesmo. Essa primeira fase possui relação direta com a assunção da especialidade pessoal, pois a pessoa será especialista naquilo que já tem de bom, no que tem facilidade, no que tem aptidão.

Neste processo de assumir uma especialidade conscienciológica tem-se a oportunidade de encontrar o grupo de pessoas de maior afinidade, ou seja, compassageiros evolutivos com interesses similares e temas de pesquisa semelhantes, o que conduz a segunda etapa da assunção.

Na assunção intermediária, tomando-se posse dos traços pessoais positivos (trafores), encaminha-se para a assunção das tarefas assistenciais relacionadas a essa especialidade, a exemplo da procura do voluntariado na IC (Instituição Conscienciocêntrica) que estuda aquele campo de conhecimento, dos colégios invisíveis que estudam aquele tema ou dos grupos de pesquisa sobre o assunto de interesse.

Na terceira fase da assunção da especialidade, já considerada a fase avançada, a consciência se responsabiliza por produzir gescons (gestações conscienciais), ou seja, se compromete a publicar artigos, verbetes, livros, tratados sobre aquele assunto, visando a ampliação do corpus de conhecimento daquela especialidade.

Ao estudar uma especialidade conscienciológica pode-se pensar que o pesquisador ficará fechado, mantendo uma postura rígida ou desenvolverá visão estreita a respeito dos demais temas de pesquisa, porém, o pesquisador desenvolve a cosmovisão, equivalente a uma visão de longo alcance, proveniente do aprofundamento do tema e do conhecimento das inter-relações que aquele assunto tem com outras especialidades. 

Desenvolvimento das especialidades da Conscienciologia

No ano de 2022 a Semana Paracientífica  (encontro anual para a interação ampla do voluntariado e público interessado no desenvolvimento de pesquisas conscienciológicas) terá o tema Desenvolvimento das especialidades da Conscienciologia

Os principais objetivos do evento são: aprofundar a compreensão dos fundamentos científicos, do desenvolvimento e da aplicação das metodologias de pesquisa conscienciológica; promover interassistência pelo holopensene mentalsomático; ampliar o debate e a teática da cientificidade por meio do avanço das especialidades da Conscienciologia de modo cooperativo e interassistencial; e divulgar, dar amplo conhecimento, valorizar e incentivar a produção paracientífica conscienciológica.

Conforme Zaslavsky (2021, p. 1):

“Considerando a proliferação de especialidades, o tempo de existência da Conscienciologia e a volumosa quantidade de publicações dessa neociência, torna-se prioritário propor critérios e indicadores de desenvolvimento das especialidades da Conscienciologia”.

Juntamente ao amadurecimento da Conscienciologia será necessária uma qualificação teórica e metodológica desta neociência, porém essa qualificação é um processo que demanda tempo e investimento em pesquisa por parte dos especialistas. Esse empenho é necessário para fundamentar e sistematizar os estudos e as publicações provenientes dos achados das investigações.

Trabalhando em conjunto, os especialistas ampliarão o corpus de conhecimento desta ciência que estuda a consciência, mantendo assim a cientificidade da Conscienciologia.

Autora

Mariane Jacob

Mariane Jacob é voluntária da Conscienciologia desde 2005, atualmente voluntária da APEX (Associação Internacional de Programação Existencial), docente de Conscienciologia desde 2008.


Referências Bibliográficas

ESPECIALIDADES DA CONSCIENCIOLOGIA. Disponível em <https://www.icge.org.br/?page_id=1878&gt;.  Acesso em 06 dez. 2021.

MAGALHÃES, Ana Flávia. Assunção da Especialidade Conscienciológica; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 5.082 apresentado no Tertuliarium / CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; 03.01.2020; disponível em: <http://encyclossapiens.space/buscaverbete/index.php&gt;.

ZASLAVSKY, Alexandre. Desenvolvimento das Especialidades da Conscienciologia (Grupopesquisologia). Tertúlia Matinal n°270 – 31/10/2021. Disponível em  <https://www.youtube.com/watch?v=p6_SfqTEpSU&t=5868s.&gt; Acesso em 17 de nov. 2021.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. Insira seu melhor e-mail abaixo:

Publicações Recentes