Enumerologia: como a ciência das enumerações contribui para a evolução pessoal

Holoteca

A aplicação das técnicas de enumeração proporciona organização mental, clareza de pensamento e didática das ideias. Também contribui com a memorização e retenção de informações, ajuda a melhorar o foco e amplia a concentração, através do emprego do detalhismo e da exaustividade nas listagens, entre outros benefícios. Desse modo, utilizar a enumeração enquanto ferramenta favorece o desenvolvimento de uma série de atributos intelectuais e, também, parapsíquicos, impulsionando o processo evolutivo da conscin (consciência intrafísica – eu e você).

Segundo seu propositor, Waldo Vieira (1932–2015), a Enumerologia é a Ciência dedicada às enumerações, isto é, formas e técnicas didáticas de feitura e processamento de textos, através da listagem de fatos ou variáveis. A enumeração, em outros termos, é o ato de listar ou contar itens de maneira organizada e sequencial. A Enumerologia se constitui em desdobramento, uma especialidade da Conscienciologia, sendo esta a ‘ciência mor’, estruturada em modelo de pesquisa específico para compreensão da evolução pessoal.    

No Holociclo, laboratório localizado no campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), localizado em em Foz do Iguaçu (PR), para onde quer que você olhe, há enumerações por todos os lados. Logo na entrada, nos deparamos com os mais de 7,5 mil léxicos e dicionários organizados sobre a longa fileira de mesas, a perder de vista, formando uma grande enumeração visual. A sensação é impactante para quem chega, pois ao mesmo tempo em que evidencia a enormidade da ignorância pessoal, também aponta a possibilidade de conhecimento acessível ao pesquisador interessado.

As particularidades e os efeitos benéficos da Enumerologia serão epicentro de debates e campo temáticos durante a II Semana de Holociclologia e Cosmocogniciologia. O evento será realizado pela equipe do Holociclo do CEAEC e contará com um Acomplamentarium de Enumerologia, de 22 e 23 de junho, e o curso Teática da Enumerologia Interassistencial, 29 e 30 de junho de 2025. 

Entre as duas atividades, a Semana vai oferecer 4 minicursos com aprofundamentos em diferentes temáticas da Enumerologia, conforme descrito a seguir: 

Enumerograma – Profª Rosa Nader

O enumerograma é a técnica de avaliação do texto escrito, com base nos princípios do detalhismo e da exaustividade, para facilitar a apreensão do conteúdo às conscins assistíveis interessadas, em espectro

amplo de diversidade cognitiva. No minicurso, a técnica será apresentada e trabalhada de maneira prática com os participantes.

Cosmovisão e Enumerologia – Profº Eduardo Azevedo

A enumeração cosmovisiológica é a listagem técnica que visa proporcionar cosmovisão sobre determinado tema ou contexto. Nesse sentido, o caráter cosmovisiológico da lista não se resume somente à quantidade de itens. Por um lado, existem listagens exaustivas que representam mera acumulação inflacionada de dados – a exemplo da internet ou World Wide Web, a lista das listas. 

Mas há também aquelas enumerações minimalistas que, por meio de poucos elementos selecionados, conferem visão panorâmica a determinado tema, ao modo de síntese cosmovisiológica. No curso, estudaremos os tipos de listagens, as categorias de cosmovisão e a conjunção de ambos os conceitos nas enumerações cosmovisiológicas, visando a qualificação do conscienciólogo enumerador.

Recursos do ICGE e Enumerologia – Profº Flávio Buononato

A elaboração das enumerações é, normalmente, precedida de vasta pesquisa. O Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística (ICGE) é um Organismo Conscienciocêntrico (OC), com a especialidade da Estatisticologia, e tem como objetivo disseminar quantitativamente e qualitativamente os acontecimentos promovidos pela Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) no Brasil e Exterior. No tocante à Enumerologia, o ICGE possibilita a cosmovisão pesquisística do pesquisador da Conscienciologia através de bancos de dados atualizados e ferramentas conscienciográficas.

Memória e Enumerologia – Profº Albert Alves

Características compartilhadas como a ordenação, proxêmica e eixo temático permitem uma interação cíclica mnemotécnica-enumerotécnica capaz de contribuir para a expansão consciente da cosmovisão e das possibilidades interassistenciais. O Minicurso Memória e Enumerologia tem objetivo de abordar relações entre o atributo mental da memória e a ciência das enumerações, analisando alguns pontos em comum e possibilidades de sinergias.

Se você se indentifica com a Enumerologia ou percebe a importância da enumeração para as faculdades mentais, coloque a II Semana da Holociclologia e Cosmocogniciologia na sua agenda pessoal. 

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

 

Palavras-chave: enumerologia; listagens; cosmovisão; holociclo.

Autores:

    • Albert Alves, empresário, voluntário na Consecutivus.
    • Amanda Vieira, professora, voluntária no Holociclo.
    • Eduardo Azevedo, engenheiro e professor universitário, voluntário no CEAEC.
    • Flávio Buononato, administrador, voluntário coordenador do ICGE e coordenação conjunta da Interpares.
    • Rosa Nader, Professora, voluntária na Uniescon, no projeto BiblioÁfrica e membro do Colegiado da Conscienciologia.
Autora
Rosane Amadori

Rosane Amadori

Rosane Amadori é jornalista, mestre em Estudos de Linguagens, professora e pesquisadora de Conscienciologia.

ECP3 - 2024
Compartilhe
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. Insira seu melhor e-mail abaixo:

Publicações Recentes