Energias da Natureza

Os recursos da natureza

A natureza é tudo o que se pode ver no planeta Terra e que não é feito pelas mãos dos homens. As energias da natureza são compostas pela amplitude do verde, da fauna, da flora e tudo que a envolve, crescido e desenvolvido sem interferências, apenas com a ajuda dos fenômenos naturais.

Os recursos naturais que se renovam e são utilizados para gerar energia são chamados de fontes de energias renováveis, como a luz do Sol, água dos rios, a força dos ventos, os materiais orgânicos, a força das ondas, a força das marés e o calor do interior da Terra.

O homem

O ser humano absorve energias das mais diversas, de forma automática, e as metaboliza em sua estrutura energética, de maneira automática, na maioria das vezes de forma inconsciente.

Ao comermos, por exemplo, estamos alimentando nosso metabolismo utilizando a energia da natureza. A vida é um processo inerentemente termodinâmico, o que quer dizer que precisamos de energia para sobrevivermos.

As plantas e algumas bactérias são capazes de obter energia diretamente da radiação solar e, através das cadeias alimentares, transmiti-la aos organismos restantes do ecossistema, como nós, humanos.

Corpo humano

Um corpo humano vivo pode te aquecer diretamente ou aquecer o meio ao seu redor. No abraço também há transferência de energia.

Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano:

  • nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo)
  • respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química)
  • síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).

Abordagem Científica

A Bioenergologia procura abordar o assunto de forma séria e científica, pois muitos utilizam o conceito de energia de forma arbitrária. Dessa forma, procura evidências de que plantas, fungos, bactérias, animais e seres humanos reagem a diferentes tipos de energia.

Também busca explicar conceitos como energia orgônica e o funcionamento de três formas de bioenergias (energias vitais e letais).

A Energia Orgônica é a Energia Cósmica Primordial, presente universalmente em tudo.

Ciência da Consciência

Na Conscienciologia existem dois tipos de energias: as Imanentes e as Conscienciais.

Energia Imanente – EI
A Energia Imanente é a energia primária, essencial, impessoal, imensurável, inexaurível, eterníflua, difusa e onipresente, que permeia tudo o que existe.

O chacra da Terra é o vórtice, centro ou núcleo energético do Planeta, constituindo o holochacra (todos os chacras) planetário, por onde fluem continuamente energias imanentes, intensas e abundantes, saneando a esfera terrestre.

Energia Consciencial – EC
A Energia Consciencial é a que você absorve das fontes da Energia Imanente e emprega em suas manifestações gerais ou em seus pensenes (pensamentos, sentimentos e energias) constantemente.

Nenhuma energia consciencial é igual a outra, assim também nenhuma consciência é idêntica a outra.

Quanto maior a sua capacidade de ser um canal puro da energia imanente, maior a sua identificação com o Cosmos e com as outras consciências em geral.

Exemplos de energias conscienciais grupais negativas: equipe de piquetes da greve; bloco de protesto de rua; comitê corporativista reivindicatório.

As conscins mentalsomaticamente sensíveis percebem Energias Conscienciais (ECs) específicas ao passarem pela Aleia dos Gênios da Humanidade, no Caminho da Lógica, no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).

Esse trânsito natural, entre os bustos, equivale a um teste bioenergético mais intenso entre os arbustos – Energias Imanentes (EI).

Conclusão

Todos já viram que as forças da natureza: o vento, a água, o mar, o fogo, conseguem transformar drasticamente a matéria.

Mas nem sempre reconhecemos a sua ação no plano invisível ou da multidimensionalidade, onde as energias realizam profundas transmutações e limpezas energéticas em nós. Limpam a nossa energosfera.

Por isso, depois de tomar um banho de mar ou de cachoeira, muitas vezes sentimos e até falamos que estamos com a “alma lavada”. Nós estamos realmente fazendo uma limpeza energética.

Uma das práticas mais comuns é trazer plantas para nossas casas. Além de harmonizar o ambiente, elas são filtros naturais do ar, que absorvem o gás carbônico e nos devolve aquilo que mais necessitamos para viver: o oxigênio.

O aconchego botânico é o ato da pessoa lúcida aconchegar-se voluntária e conscientemente à Natureza, à Botânica, à flora e ao verde durante sua vida.

Autora

Penha Mendonça

Pós graduada em Gestão de Pessoas e Coordenação Pedagógica; Licenciatura Plena em Graduação de Professores com ênfase em Administração Escolar; Assessora Parlamentar da Assembleia Legislativa MS.
Voluntária desde setembro de 2019, atualmente atua no IIPC de Campo Grande - MS

Referências Bibliográficas

Fonte imagem: Unsplash – Cody Weaver 

– ALEXANDRE, Keli Escritora, Engenheira Física – site: https://pt.quora.com/Pessoas-absorvem-energia-uma-das-outras
– Léxico de Ortopensatas. 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019.
– MEDEIROS JR, Geraldo – Bioenergologia – Editora Medeiros, 2000, São Paulo.
– OLIVEIRA, Gil – Biólogo especializado em Biologia Molecular e Genética. – Site: https://pt.quora.com/Como-absorver-a-energia-da-natureza
– PARCHEN, Carlos Augusto – FEAL – Fundação espirita André Luiz – Palestra: Pensamento, Sintonia e Energias – em 21/07/2016 – Site: https://espirito.org.br/palestras/pensamento-sintonia-e-energias/
– VERBETE – Aconchego Botânico (Intrafisicologia).
– VERBETEChacra da Terra (Energosferologia).
– VIEIRA, Waldo, 1932 – O que é a Conscienciologia [livro eletrônico] / Waldo Vieira. – 4ª. ed. – Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2012.
– VIEIRA, Waldo Dicionário de neologismos da Conscienciologia. / Waldo Vieira; organização de Lourdes Pinheiro. — Foz do Iguaçu : Editares, 2014 – Sinonímia de Energia Imanente – pág. 351.

Compartilhe
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. Insira seu melhor e-mail abaixo:

Publicações Recentes