Desenvolvimento da TENEPES: Benefícios da Reciclagem Intraconsciencial

reciclagem intraconsciencial

– RELATO PESSOAL

Quais os benefícios da reciclagem intraconsciencial no desenvolvimento da tenepes?

“A tenepes é a reciclagem assistencial básica para a conscin.” (Vieira,2011, p.60).

Após o início da tenepes, com o passar dos meses logo percebi que não compreendia realmente o processo da reciclagem intraconsciencial.

Em um processo lento, muitas vezes sem perceber ou relacionar os fatos que aconteceram na vida intrafísica ao processo tenepessista, foi germinando a autopercepção da necessidade de reciclagem de antigos hábitos enraizados, da busca por melhores rotas e caminhos a seguir, de modo a evitar automimeses e erros recorrentes.

Durante a prática diária da tenepes, por meio de intuições e ideias sugeridas pelo amparador, confirmou-se esta necessidade de renovação. De acordo com Vieira (2013):

“Tudo é possível ser alcançado pela conscin através da prática da tenepes, providência às vezes sacrificial, mas inigualável na dinamização da evolução.” 

Foi essencial a adoção de novos objetivos de vida, de modo a auxiliar uma maior valorização do momento presente, aceitação e ressignificação do passado, sem mais dramatização ou supervalorização. Tais objetivos foram norteados pela interassistencialidade, no âmbito intra e extrafísico, e no otimismo da constante evolução e melhoria pessoal.

A perspectiva da execução da proéxis facilitou a compreensão dos fatos vividos e motivou o processo de reciclagem intraconsciencial.

O significado da reciclagem pessoal

Durante o processo de autopesquisa fui descobrindo que as reciclagens intraconscienciais eram posturas que conduziam a reestruturação da pessoa na adoção de hábitos e posturas, como também a escolhas e as decisões na vida prática. 

O aspecto analisado e considerado foi com relação ao uso de bebidas alcóolicas, amizades não evolutivas e a evitação de ambientes que não propiciavam a postura de reciclagem e os pequenos hábitos nocivos e poluidores da programação existencial. Conforme Vieira, (700 Exp. P.57):

A reciclagem intrafísica, existencial, intraconsciencial ou a renovação cerebral da conscin através da criação de neossinapses ou conexões interneuronais capazes de permitir o ajuste da proéxis, a execução da recéxis, a invéxis, a aquisição de ideias novas, os neopensenes, os hiperpensenes e outras conquistas neofílicas da conscin automotivada.”

Trabalhando as energias com atividades práticas e observando os pensamentos diários, foi possível realizar a recomposição grupocármica, objetivando minimizar a conta corrente deficitária e romper o círculo vicioso de vitimização.

Fazer as reciclagens das posturas e dos pequenos vícios não é fácil, mas, o entendimento de que ter recebido aportes fundamentais para realizar a reciclagem interconsciencial foi essencial. Dessa forma foi possível fazer a reforma e mudança intima, tendo em vista a revisão de vida diária que a prática da tenepes propicia ao praticante.

Que o tempo perdido no passado pelas escolhas não evolutivas, sejam potencializadas no momento presente e sejam estímulo contínuo para não desistir das reciclagens intraconscienciais.

Conclusão

Alguns dos benefícios que recebi durante a vida foi ter alegria de viver sem a necessidade de alterar o estado de consciência utilizando bebidas alcóolicas ou exagerando nos alcaloides, além de não exagerar na quantidade de alimentos ingeridos.

Quero evoluir?  Sim, e para isso as reciclagens requerem a aplicação de mudanças a serem feitas, tornando-se necessário estudo, autopesquisa e repensar as posturas a serem renovadas e postas em prática, com motivação e impulsionada pela vontade e não desistir.

Quando vier os momentos de desânimos e cansaço, vislumbrar que o maior beneficiado é você mesmo e que vale a pena viver com essa perspectiva.

Aproveitar o tempo e a vida cotidiana, com otimismo, coragem e vontade de ser uma pessoa melhor, sem autovitimizar-se. E não desistir nas horas em que tenhamos a percepção de que a prática não está condizente com as propostas evolutivas as quais objetivamos.

Evitar deixar-se levar pelo emocionalismo ao invés usarmos a razão,  analisando o que já foi feito e valorizando o momento para continuar a caminhada, reorganizando e ressignificando os fatos negativos ou positivos, com o propósito de seguir adiante, passo a passo.

Reconhecer que já é típico da natureza humana o erro, entretanto com a prática dos trabalhos energéticos, como o Estado Vibracional (EV), autodisciplina, autorganização e o mais importante não desistir de si mesmo nem da vida, como diz Vieira, 700 Exp. P.242:

“A evolução consciencial é ação contínua. Inatividade é doença;” 

Os benefícios recebidos pelas reciclagens realizadas são maiores que as dificuldades e reforça a hipótese de que o caminho da evolução é contínuo e, portanto, requer paciência, perseverança e otimismo para a superação dos gargalos evolutivos da vida cotidiana; especialmente em tempos de reurbanização no qual se encontra a conjuntura global.

A reciclagem intraconsciencial começa na ressignificação do passado nosográfico e com a indicação de mudanças para retomar a  programação existencial.

Conheça e participe do XVII Fórum da Tenepes.

Autora
Eliene Antunes

Eliene Antunes

Voluntária da IC Tenepes desde 2020

Bibliografia
  • VIEIRA, WALDO; 700 Experimentos da Conscienciologia; br.; S. L.; S. D.2013, p. 57;242.
  • VIEIRA, WALDO; Manual da Tenepes; br.; S. L.; S. D. 2011, p.60
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. Insira seu melhor e-mail abaixo:

Publicações Recentes