Este texto apresenta recortes de vivências preambulares à ideia de materialidade do futuro CEAEC
Em agosto de 1993, no RJ, foi criado o Grupo de Pesquisa da Consciência – GPC denominado GPC-Socin, ou seja, com responsabilidade para estudar e viabilizar assuntos pertinentes à Sociedade Intrafísica, tais como: escola, hospital, moradia, transporte, hospedagem, gráfica, editora, livraria, biblioteca, laboratórios e outros.
O grupo de poucos integrantes, sob a liderança de Greice Leal e Tadeu Athayde, realizou alguns encontros para auto e heterorreconhecimento de aportes e alinhamento de propósitos, e em um deles sobressaiu significativamente o interesse em viabilizar prioritariamente escolas.
Em novembro do mesmo ano, realizou o Encontro do GPC-Socin com o Tema Escola Conscienciológica, nos quais participaram 24 pessoas de 19 localidades diferentes do Brasil. Neste evento apresentei o tema Cooperativa Educacional, ramo recentemente implantado no Brasil (1986 em Itumbiara/GO) do qual eu já era especialista.
Dentre todas as metodologias de ensino vigentes da época, esta ideia se configurou a mais viável para se materializar a Escola da Conscienciologia.
Na ocasião, eu residia em Novo Hamburgo/RS, e antes da viagem havia apresentado o que iria fazer no RJ ao então Coordenador do IIPC/POA, Sérgio Musskopf [1952-1998]e equipe de colaboradores.
No Evento, o Prof. Waldo Vieira [1932-2015] já com o Tratado 700 Experimentos da Conscienciologia pronto, prestes a sair em itinerância nacional e internacional para divulgar a referida obra, entregou por escrito à Coordenação do GPC-Socin, a incumbência de criar o Centro de Altos Estudos da Consciência. Tadeu pegou a folha A4 dobrada, com o registro desse megadesafio e nos instigou como fazê-lo.
Retornando ao RS, procurei o Sérgio Muskopft novamente para atualização do resultado do Encontro. localidades diferentes do Brasil.
Neste evento apresentei o tema Cooperativa Educacional, ramo recentemente implantado no Brasil (1986 em Itumbiara/GO) do qual eu já era especialista.
Dentre todas as metodologias de ensino vigentes da época, esta ideia se configurou a mais viável para se materializar a Escola da Conscienciologia.
Na ocasião, eu residia em Novo Hamburgo/RS, e antes da viagem havia apresentado o que iria fazer no RJ ao então Coordenador do IIPC/POA, Sérgio Musskopf [1952-1998]e equipe de colaboradores. No Evento, o Prof. Waldo Vieira [1932-2015] já com o Tratado 700 Experimentos da Conscienciologia pronto, prestes a sair em itinerância nacional e internacional para divulgar a referida obra, entregou por escrito à Coordenação do GPC-Socin, a incumbência de criar o Centro de Altos Estudos da Consciência.
Tadeu pegou a folha A4 dobrada, com o registro desse megadesafio e nos instigou como fazê-lo. Retornando ao RS, procurei o Sérgio Muskopft novamente para atualização do resultado do Encontro.
Felizmente, o grupo de inversores do GPC-Grinvex do IIPC/POA encampou a ideia, de modo que abrimos uma sala de apoio em Novo Hamburgo, e estruturamos 3 grupos de trabalho: um grupo de peesquisa de campo, formado por inversores disponíveis e preparados para aplicarem a técnica de pesquisação nas unidades do IIPC da região Sul do País, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, coordenados por Nara Olmedo e Everton Santos, com vistas a levantar as necessidades do que precisaria um Campus de Pesquisa da Consciência; e dois outros grupos, coordenados por Amaro Krob e pela autora, estudavam a viabilização financeira e a estruturação legal.
Vale ressaltar que as viagens dos inversores nas localidades para a pesquisa de campo, já fora financiadas pelos outros 2 grupos de veteranos.
Antes de viajar, ficou agendado com professor Waldo que os resultados deste trabalho seriam apresentados quando ele retornasse da itinerância. De modo que em 14 e 15.04.1994, em consonância com a agenda do Prof Waldo, foi realizado em Curitiba o Encontro para apresentar os resultados deste estudo de viabilização do CEAEC, o qual contou com 58 participantes.
Lá chegou uma iguaçuense convicta de que precisava doar um terreno de sua propriedade com 22.000m para a implantação deste projeto, o que oportunamente fora efetivado ao modo de compra pelo IIP.
Levou inclusive, uma planta arquitetônica do que pensava ser desenvolvido naquela área, em face de várias projeções que tivera mostrando o fluxo de consciências sendo assistidas naquela localidade.
O fato de o avião em que o Prof Waldo se deslocava para Curitiba não ter tido “teto”para pousar e ter-se deslocado para Foz do Iguaçu, onde os passageiros tiveram que permanecer na nave, mais a intensificação de energias e acoplamento com a consciência “EM”, enquanto esperava limpar o tempo e a liberação de retornar a Curitiba serviu como indicador multidimensional da base intrafísica da Conscienciologia.
Aquelas sincronicidades foram decisivas para o Prof Waldo entender que o local aonde seria a sede do futuro CEAEC, sem sombra de dúvidas era Foz do Iguaçu, PR.
Em meio ao desapontamento de alguns, aparentamente decepcionados pelo fato de o projeto não ser implantado no Rio de Janeiro, um pequeno grupo, em torno de 14 pessoas, resolveu pegar um ônibus e imediatamente se dirigir a Foz para conhecer o local.
Foi extremamente importante a resolutividade em empreender aquela viagem no meio do Encontro pois, a partir dela pode-se mobilizar para a aquisição de mais 3 áreas de terra ao lado do terreno definido para a construção do CEAEC, ampliando o espaço para 100.000m, condições mínimas para implantar aquele projeto.
Imediatamente, o Prof Waldo solicitou um megaevento para levar pessoas para conhecer o local e o projeto. Em 05.06.1995, foi feito o Evento no Hotel Internacional (atual Hotel Golden Tulip) de Foz onde reuniu em torno de 820 pessoas do Brasil inteiro. Em 15 de julho do mesmo ano, foi criada a Cooperativa de Pesquisa, Ensino e Extensão, formada por colaboradores do IIPC, com propósito de construir, implantar e manter o Centro de Altos Estudos da Consciência, em toda sua complexidade. Pode-se inferir que a Cooperativa foi o pilar mestre, que efetivamente sustentou a consolidação do holopensene da Escola Conscienciológica, por 8 anos, de 1995 a 2003, quando em processo de transição, passou o bastão para a Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia em 2002, oportunizando a migração de centenas de intermissivistas para a região trifron e a materialização da primeira Cognópolis (Cidade do Conhecimento) no planeta.

Izabel Conceição
Graduada em Administração e Cooperativismo; Especialista em Terceiro Setor e Cooperativismo. Natural de Vertentes-PE; voluntária da Conscienciologia desde 1993; docente desde 1996; tenepessista desde 1998; verbetógrafa; voluntária do CEAEC e da UNICIN; Co-coordenadora do Colégio Invisível da Pensenologia.