Autodidatismo e evolução pessoal

Autodidatismo e evolução pessoal

          Na definição do Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, autodidatismo é o ato de estudar e adquirir instrução por si mesmo, sem depender de orientação alheia. Em outras palavras, é o traço de quem investe no conhecimento e aprimoramento pessoal por iniciativa e esforço próprio. A Conscienciologia – ciência do autoconhecimento e da autoexperimentação – oferece métodos e técnicas de aperfeiçoamento dos desempenhos pessoais por meio do empenho autodidata.

         O autodidatismo é qualidade imprescindível ao interessado na evolução pessoal. É um traço
que, seguramente, pode ser encontrado na personalidade da maioria, senão de todas, as consciências que deixaram importantes legados para a humanidade. Uma análise mais detalhada da história humana, à luz dos acontecimentos atuais, mostra uma evolução a passos lentos. Quem se destacou no contexto evolutivo foi por empenho individual.

          A Conscienciologia reúne pessoas interessadas não só na melhoria da condição pessoal, mas grupal, planetária e cósmica. E para tal, o estímulo é íntimo. A ciência do autoconhecimento se destina a quem tem, intimamente, o sentimento de imprimir em suas ações legados construtivos para todos os coletivos os quais integra: familiar, profissional, territorial e por afinidades.

          O nível de autodidatismo ainda é esboçante nas sociedades, mantendo a maioria das
consciências atreladas ao conhecimento mediado pela educação formal. Importante no âmbito
profissional, a qualidade de ser autodidata é imprescindível ao interessado na evolução consciencial. Porém, raros são os estímulos para que o indivíduo aprimore seus traços pessoais e dedique esforço à substituição de pontos falhos por características que lhe garantam equilíbrio íntimo. Até porque, para a maioria o bem-estar ainda está muito mais calcado nas conquistas materiais do que no desenvolvimento pessoal.

          Na direção oposta, a Conscienciologia valoriza o autodidatismo como ferramenta para agregar condições que se tornam força para o indivíduo. Como autodidata, a consciência investe em intelectualidade e expande sua lucidez, ou a clareza de percepção e de razão. E quem tem mais lucidez tende a ser mais racional, além de ganhar mais autonomia na hora de tomar decisões.

          Um dos pilares do modelo de estudo proposto pela Conscienciologia é a autopesquisa ou a
investigação de si mesmo em prol da superação dos gargalos evolutivos. A autopesquisa pressupõe o autodidatismo, pois só a própria consciência poderá descobrir qual o melhor método para trabalhar seus pontos fracos e fortes, buscando agregar mais conteúdo ao seu histórico pessoal.

          A Conscienciologia estimula o autodidatismo, traço que traz múltiplos resultados à evolução pessoal. Qual a intensidade das suas iniciativas em prol de se melhorar intimamente?

Conheça a Conscienciologia!

#Conscienciologia #autodidatismo #evolução pessoal

Referências bibliográficas: 

Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa (versão online).

 

Vieira, Waldo; Projeciologia; Editares; 2009.

Autor
Foto da Rosane Amadori

Rosane Amadori

Rosane Amadori é jornalista, mestre em Linguística e Semiótica, doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras, professora e voluntária do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC)

Compartilhe
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. Insira seu melhor e-mail abaixo:

Publicações Recentes