Português

Transcrição:

Situada na região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina e conhecida por ser cidade de todos os povos, Foz do Iguaçu possui um mosaico de idiomas e sotaques. Nas ruas, sons do guarani, português, espanhol, chinês e árabe refletem a expressão de um município cosmopolita.

Com uma dinâmica de interrelações intensa, Foz do Iguaçu está inserida em uma fronteira onde paraguaios assimilam as nuanças do português; alguns argentinos escolhem o lado brasileiro para morar e os brasileiros, o Paraguai para trabalhar. 

A ponte da amizade, ligando Ciudad Del Este a Foz do Iguaçu, sela a união entre brasileiros e paraguaios. Já a ponte tancredo neves, conhecida como ponte da fraternidade, que une Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, representa os laços entre brasileiros e argentinos.

Por ser um ambiente multicultural e com força geopolítica, Foz é laboratório ideal para futuramente ser uma célula do estado mundial, cuja base é a política de cooperação, intercâmbio e integração universalista entre as nações. Envolvida por uma área verde que representa 69% de seu território, o município tem uma farta reserva  naturezal. Contornada pelos rios paraná e iguaçu, exibe um dos últimos repositórios da mata atlântica do Paraná e do Brasil: o Parque Nacional do Iguaçu, uma área de 175 mil hectares nos limites com a Argentina, onde estão as exuberantes Cataratas do Iguaçu, com suas 275 quedas d’água. 

A natureza abundante faz da cidade um balneário bioenergético impulsionado pelo potencial em hidroenergia, geoenergia e fitoenergia.