8 Benefícios da Autopesquisa

Este texto traz breve reflexão sobre os benefícios da autopesquisa em contraponto a algumas ideias e conceitos sobre as dificuldades de praticá-la. 

Com frequência escuta-se as expressões:
— Autopesquisa não é fácil;
— Reciclar é difícil;
— Sair da zona de conforto é complicado.

Como você reage a estas colocações?
Concorda?
Afiniza-se com elas?

 

O que é fácil, afinal?

Conviver com a baixa autoestima? Não reconhecer suas capacidades?
Desconhecer os motivos que desencadeiam suas reações negativas e assim não conseguir evita-las?
Investir muita energia para bancar uma imagem irreal, que não é você?
Não permitir-se errar?
Sentir-se constantemente em defasagem porque suas metas foram estabelecidas com base nos parâmetros alheios?
Viver insatisfeito consigo mesmo?

Estas e inúmeras outras situações com as quais as pessoas convivem não são fáceis e na grande maioria geram sofrimento ou desconforto. 

A autopesquisa, embora exija força de vontade e mudanças, oferece a possibilidade de encontrar as causas dos incômodos e meios de estabelecer novos padrões comportamentais geradores de maior bem estar e satisfação íntima.


A seguir, cita-se entre outros, 8 benefícios da autopesquisa: 

  1. Assunção do papel de aprendiz:
    Ver-se como um ser em construção liberando-se para acertar, errar, tentar novamente, mecanismo próprio de quem está aprendendo. Independentemente da idade intrafísica este processo mantém a consciência jovem, com disposição para reinventar-se.

     

  2. Coerência na atuação em diferentes contextos:
    Redução das diferenças e oscilações na própria manifestação intrafísica e extrafísica, isto é, entre o que sente, o que pensa, o que diz e o que faz.

     

  3. Construção da identidade consciencial interassistencial:
    Calculismo cosmoético no aprimoramento dos traços fortes (trafores) em prol da construção propositada do autoperfil interassistencial.

     

  4. Distinção entre teoria e prática:
    Clareza do que está ainda no campo das ideias e o que já está sendo implementado eliminando a brecha entre teoria e prática.

     

  5. Movimentação integrada:
    Reconhecimento da interação dos traços conscienciais, promovendo concomitantemente a qualificação dos trafores, a superação dos traços fardos (trafares) e o desenvolvimento dos traços faltantes (trafais).

     

  6. Pró-atividade evolutiva:
    Mudança radical estabelecida no assenhoramento da própria evolução ao deixar de aprender pela dor promovendo o próprio crescimento pela vontade.

     

  7. Qualificação interpretativa dos fatos e parafatos:
    Olhar os acontecimentos a partir de inúmeras variáveis favorecendo o modo de pensar, sentir e agir (autopensenidade) mais próximo da realidade, reformulando o pensamento dualista, superficial, imediatista ou assentado no senso comum.

     

  8. Redução do conflito de identidade:
    Aproximação da autoimagem idealizada da autoimagem real, mesmo quando o perfil identificado não tem a melhor performance, viabiliza a implementação de programa capaz de diminuir, senão eliminar, as discrepâncias entre elas.

 

Conclusão

Manter-se envolvido em questões disfuncionais que tomam a atenção, desviam as energias e o foco do prioritário para a evolução, na visão desta autora, é infinitamente mais difícil que autoconhecer-se, assumir-se e promover as mudanças necessárias para manifestar-se sadiamente.

As mudanças conceituais e de autoexpectativas, o acompanhamento das próprias superações na construção de neoego evolutivo, constitui processo autopesquisístico megadesafiante, porém quando conduzido com lucidez é fonte de prazer e bem-estar com grande probabilidade de levar ao completismo existencial (compléxis).

Autora

Elizabeth Pigozzo

Formada em Artes Plásticas. Especialização em Informática na Educação e Gestão Integrada de Processos e Serviços. Atualmente Empresária da Construção Civil.
Voluntário da Conscienciologia desde 2005; docente de Conscienciologia desde 2009; Tenepessista desde 2011.
Atualmente voluntária do CEAEC e ENCYCLOSSAPIENS

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Cadastre-se

📩 Receba NOVIDADES sobre a Agenda de Eventos do CEAEC. 
Insira seu melhor e-mail abaixo:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Publicações Recentes