7 Benefícios da Mobilização Básica das Energias
Pela ciência da Conscienciologia, é possível compreender o universo sob dois aspectos da realidade: a energia e a consciência. Diferente de outras linhas de conhecimento, entende-se que energia (ou matéria), é o elemento básico que dá forma, que constitui ‘coisas’ concretas, assim como vitaliza toda a matéria do universo.
Já a consciência, de acordo com Vieira: “é a nossa realidade maior, ou somos nós, mais do que a energia e a matéria.” (VIEIRA, 2012, p. 20). Ou seja, representa o princípio inteligente de cada ser vivo existente.
Considera-se que as pessoas, ou consciências, manifestam-se nesta dimensão intrafísica através de suas energias conscienciais, que também possuem um conteúdo de pensamentos e sentimentos. Assim, as consciências se manifestam através de seus PENSENES (Pensamentos + Sentimentos + Energias).
De acordo com Vieira: “O pensene é a unidade de manifestação prática (ato, ação, gesto, postura) da consciência, segundo a Conscienciologia, que considera o pensamento ou ideia (concepção), o sentimento ou a emoção, e a energia consciencial, em conjunto, de modo indissociável.” (VIEIRA, 2012, p. 75)
Desta forma, vale a pena esclarecer que o tempo inteiro trocamos energias e acessamos os mais diferentes tipos de holopensenes. Por definição, “o holopensene (holo + pen + sen + ene) é a atmosfera pensênica ou ambiente intrafísico fixador do conjunto de pensenes agregados ou consolidados, seja da conscin apenas ou de todo o grupo evolutivo.” (VIEIRA, 2009, p.1)
Por exemplo, já percebeu como você fica após entrar ou sair de um supermercado lotado? E como você se sente ao entrar ou sair de uma biblioteca? Consegue perceber a diferença de holopensenes nestes locais?
Isso se dá por conta do processo de Absorção de Energias, que por vezes acontece de forma inconsciente. Podemos definir o processo de absorção de energias como um fenômeno parapsíquico no qual recebemos e interiorizamos, de forma lúcida ou não, as energias imanentes (EIs) e as energias conscienciais (ECs) externas a nós mesmos.
Assim, como estratégia lúcida e eficiente para maior percepção e domínio dos fenômenos de doação ou recebimento das energias, tem-se o processo da Mobilização Básica das Energias.
A Mobilização básica de energias é a técnica pelo qual a pessoa, ou consciência, através de sua vontade, passa a perceber, movimentar e controlar suas energias. Para isso, utiliza-se de três movimentos energéticos: Circulação Fechada com a instalação do Estado Vibracional, Exteriorização e Absorção das Energias.
E afinal, o que é o Estado Vibracional?
De acordo com Vieira: “O estado vibracional ou, abreviadamente, EV, é a condição técnica da dinamização máxima das energias do corpo energético, através da impulsão da vontade.” (VIEIRA, 2012, p. 17)
Estes movimentos energéticos podem promover alguns benefícios, como:
- Melhoria das energias conscienciais pessoais;
- Desassimilações energéticas de outras pessoas e ambientes;
- Desenvolvimento da pacificação íntima;
- Qualificação do ânimo e humor pessoal;
- Atenção no momento presente;
- Maior flexibilidade das energias conscienciais;
- Desenvolvimento do parapsiquismo.
Entende-se assim que, para melhor desenvolvimento da qualidade de vida e evolução pessoal, sugere-se a mobilização diária das energias pessoais, favorecendo a qualificação dos pensenes e holopensenes.

Talissa Cardoso
Psicóloga Clínica e Orientadora Profissional, associada pela ABOP. Voluntária da Conscienciologia desde 2017. Docente da Conscienciologia desde 2018.
Vieira, Waldo; Nossa Evolução, 3ª. Edição, Editares, Foz do Iguaçu, 2012.
IDEM; Enciclopédia da Conscienciologia. 9a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018. Verbetes: Holopensene; Absorção de Energias; Efeito do Estado Vibracional.